Variedades

A Timidez Masculina

Por Ruiz

Quase sempre quando alguém fala de timidez, está se referindo a uma mulher. Pode ser uma percepção errada minha, mas acho que conheço mais mulheres tímidas do que homens.

A timidez feminina é até um charme… Acho muito charmoso aquele tipo de menina tímida, que tem um sorriso de canto de boca e um olhar perdido, de quem quer ver sem ser vista. Mas o que é charme para uma moça, pode ser um grande transtorno para um homem.

Transtorno, sim. Por que a sociedade espera muito dos homens. Têm que ter liderança, postura, ação e tantas outras características que fazem a pessoa se sobressair em um grupo. E quando não tem essas características, podem ficar em algum tipo de desvantagem – seja na vida profissional, como pessoal.

A timidez é como aquela coleira eletrônica que usam hoje em dia em cães, que dá um choque no bichinho quando ele ultrapassa um determinado limite. Ela cria um limite psicológico que nem mesmo conseguimos ver, mas está lá! E o pior é que esse limite é criado por nós mesmos, e isso frustra muito quem é tímido.

Na vida profissional, em alguns cargos é um grande problema. Difícil conseguir chegar em alguma posição de liderança, se a timidez é algo que limita a interação social. A sociedade, o próprio significado da palavra diz, é manter interação construtiva entre iguais, para que de forma ordenada, consigam viver em harmonia. Isso acho que é algo muito fácil de contornar. Os tímidos quase sempre seguem áreas muito técnicas ou intelectuais, fato realçado pela menor necessidade de exposição.

Já na vida pessoal… Acho que as mulheres devem preferir homens que não sejam tão tímidos. Não sei, é a minha impressão. Se a gente for recordar os tempos de escola (que, para mim, estão ficando cada vez mais longe!) quem era o rapaz mais cobiçado pelas garotas? Era o mais bonito? Era o mais forte? O mais rico? Ou o cara que era mais popular? Respondida essa pergunta, acho que você já pode ter uma pista da sua preferência masculina. (Só pra constar: a minha preferência masculina é que esteja distante! Nada contra quem gosta, viu?)

Veja também:  Gente estressada, como lidar?

Provavelmente o homem tímido será um melhor companheiro, pois ele vai investir mais tempo na amada do que nas coisas muito sociais. Tem que ver se ‘bate’ com o seu estilo de vida. Mulheres muito expansivas com homens tímidos pode ser uma receita vencedora – por algum tempo. O inverso é menos provável de dar errado.

Não quero jamais dizer que está certo ou errado, que é melhor ou pior. Essa é uma característica do ser humano, e a beleza da humanidade está variedade de pessoas, culturas, jeitos e personalidades. A timidez não é um defeito. Só pode se tornar um problema se você não estiver feliz da maneira que é, ou se isso traz muitas frustrações. Aí acho necessário trabalhar essa característica…
Eu mesmo sempre fui muito tímido, desde pequeno. Tive que buscar meios de conseguir vencer minhas próprias barreiras. Busquei isso na música, no teatro… E com o passar do tempo a gente vai percebendo que a gente pode mudar – se assim quisermos.

Como sempre repito aqui, quase tudo que escrevo são bobagens. O que importa mesmo é ser feliz. E mais nada.

Beijos,
Ruiz
@ruiz_tb

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

14 Comentários

  • Juliana

    Olá Ruiz,
    Então, sei que este post já está a algum tempo mas não resisti e tenho que comentar: gosto de pensar que a timidez aparece tanto em homens quanto em mulheres em circunstâncias que lhes parecem estranhas, diferentes, mas que aos poucos vão conquistando o seu espaço. Pode sim vir a ser um problema caso não consiga se libertar desta sensação. Concordo plenamente que a timidez pode até ser um charme!
    Bjins

  • Isadora Oliveira

    Ruiz então eu não sou charmosa já que sou taquarela rs .. mas eu sou bem tímida qdo o assunto e relacionamento rs ..

    E vdd e bem mais dificil para uma mulher um homem timido, até pq e dificil nós mulheres tomarmos a iniciativa de algo sempre esperamos pelos homens né?
    Mas que existe um monte de homem timido por aí existe e são charmosos tb .. bjs

    • Ruiz

      Olá Isa,

      Ser tagarela não significa não ser charmosa! 🙂 Aliás, você tímida deve ficar com as bochechas rosadas!

      Vou repetir o que eu disse pra Flaviane: acho que homem tímido não deve ser um problema para a mulher extrovertida: A chance de levar um fora é muito menor! A menos que o cara seja um sociopata ou algo assim.

      Esse negócio da iniciativa é realmente complicado. A gente leva um tempo pra perceber que o ‘não’ nós já temos. Se chegarmos em alguém se não formos felizes, não perdemos nada… Não podemos perder algo que não temos! Por isso acho que não pode ter muita cerimônia, não!

      Sobre o charme, lembro do Zeca Camargo na série de viagens que fez para um programa de TV, dizendo que, mesmo no vilarejo mais pobre dos lugares mais toscos do mundo, ele percebia a beleza e o charme das mulheres. Achei muito valioso o exemplo dele. O charme é da pessoa, e não somente da sua aparência.

      Beijos e obrigado pelo carinho!

      Ruiz

  • Flaviane

    Meu marido é um homem bem tímido, pra vc ter uma idéia depois de dois meses apenas trocando olhares, tive que tomar coragem e chegar nele, chamar pra conversa!
    Acho que isso foi a melhor coisa que já fiz na vida, estamos juntos a 8 anos.
    A timidez ainda é um problema na vida dele, ele tem dificuldades de se relacionar com as pessoas até hj, mas ele tá bem melhor hj em dia.

    Bjus.

    Flaviane.

    • Ruiz

      Oi Flaviane,

      Você me lembrou o seriado “Felicity” (que eu acho que deveria se chamar “Tristicity”). Durante duzentos e quarenta episódios a Felicity ficou esperando o colega de faculdade que era apaixonada se declarar. Sabe quando o filho da mãe se declarou?

      …Na formatura, que foi também o final do seriado. (Posso até estar enganado… não fui muito aficcionado nessa série). Mas é verdade, homem tímido é um problema para a mulher! De qualquer maneira, a chance dela levar um fora é muito menor, certo?

      Beijos e obrigado pelo carinho,

      Ruiz

  • Oi Rú!

    Gostei do post, e você já percebeu que meu nome do meio é timidez né. No trabalho isso realmente atrapalha e não importa o quanto somos responsáveis e competentes, a timidez é sempre um ponto negativo que acaba te deixando em desvantagem.

    No amoroso eu sou pior ainda, tenho pânico de demonstrações de afeto em público ou expor minha vida amorosa. Não gosto de pessoas muito extrovertidas que falam alto e sentem necessidade em ficar rodeada de pessoas, prefiro realmente os mais tímidos, eu acho um encanto quando ele fica sem graça perto de mim rs!

    Abração.

    • Ruiz

      Oi Cá!

      Nem havia percebido que você é tímida! Ainda bem que você me lembrou! 🙂

      A timidez pode ser ‘tratada’: aos poucos a gente tem que ir se submetendo a situações em que seríamos recatados. Como qualquer outra situação, como andar de bicicleta, aprender um idioma, a gente também aprende a deixar de ser tímido. É como qualquer outra fobia.

      No fundo eu entendo bem as situações que descreveu. Eu sou um pouco assim também!

      Mas é isso… Obrigado por prestigiar nosso blog!

      Beijo,

  • subindonosalto

    Farei uma confissão aqui … adoro os homens mais tímidos! Eles realmente se dedicam mais à parceira, são mais carinhosos e, acreditem, bem mais intensos! =D

    ;*

    @viihrs
    @SubindoNoSalto
    subindonosalto.com

    • Ruiz

      Pois é, vejam só o que é a diversidade de opiniões e gostos!

      Você nos diz que gosta dos homens tímidos. Talvez para algumas outras leitoras, eles sejam insuportáveis!
      Mas é isso, a gente tem que escolher o que for mais agradável, de acordo com a personalidade de cada um.

      Beijos e obrigado pelo carinho,

      Ruiz

    • Ruiz

      Grande Paulo,

      Obrigado pelo contato! A gente procura aqui trazer um pouco da realidade masculina para as mulheres – com meu olhar um pouco mais crítico, com alguns preconceitos e uma pitada de sarcasmo!

      Obrigado!

      Abraço,

      Ruiz

    • Ruiz

      Olá Patrícia!

      Pois é, acho que é uma boa oportunidade de conhecer um pouco da realidade de pessoas diferentes!
      Obrigado pelo carinho!

      Beijos,

      Ruiz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *