Cosméticos

Alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos são aqueles capazes de acelerar o metabolismo quando consumidos constantemente, gerando um aumento do  gasto de calorias.Os principais termogênicos e mais conhecidos são: pimenta vermelha, gengibre, chá verde/branco, vinagre de maçã, canela, café, cacau e guaraná em pó.
termogenicos
Eles atuam de duas formas: uma com ação no sistema nervoso central, estimulando nosso estado de atenção e alerta, retardando o cansaço e dando mais disposição para atividades principalmente a física.
O outro mecanismo é a ação diretamente nas células de gordura, fazendo com que elas sejam liberadas na corrente sanguínea e sejam “queimadas” como fonte de energia.
Neste caso é muito importante que se faça exercícios pois mobilizar essas gorduras e ter uma vida sedentária, vai fazer com que elas voltem pro mesmo lugar que saíram: tecido adiposo (barriga, braços, quadril).
gordura
Vale lembrar que eles não são milagrosos. Consumir simplesmente alguns destes termogênicos não garante o emagrecimento.
Eles devem estar associados a uma alimentação saudável e a prática de atividade física. Além disso também é preciso tomar cuidado devido possíveis efeitos colaterais como dor de cabeça, tontura, insônia, aumento da pressão arterial e problemas gastrointestinais.
Por isso é importante ter a orientação de um profissional capacitado para determinar qual o termogênico indicado para seu organismo, que inclui  a quantidade, o horário e a tolerância.
Spices collage

Dicas de uso:
Pimenta vermelha, gengibre, vinagre de maçã: usar para temperar a salada e no caso do gengibre, pode fazer em conserva ou incluir em sucos e sopas.

Chá verde/branco: tomar nos intervalos das refeições sem adoçar, ou fazer batido com sucos de frutas naturais.

Canela: usar para temperar alimentos, ou salpicar em frutas cozidas como banana, maçã, abacaxi e pera, ou fazer chás, colocar no café.

Guaraná em pó: muito utilizado em bebidas prontas e no açaí, também pode ser comprado em pó e adicionar em sucos ou comprar cápsulas concentradas.

Cacau: dê preferência aos chocolates com maior teor de cacau na composição (no mínimo 50%), ou também é encontrado em pó, e pode ser usado associado com o mel, no leite ou com banana amassada.

Veja também:  Luccas Lucco lança perfume em parceria com Jequiti

Suco acelerador de metabolismo
Ingredientes:
– ½ unidade de maçã vermelha
– ½ fatia fina de abacaxi
– ¼ pedaço pequeno de gengibre
– 1 colher (sopa) de hortelã
– 1 colher (sopa) de suco de limão
– 1 colher (chá) de chá verde folhas secas

Modo de Preparo:
Faça o chá verde (ferva a água, desligue o fogo e acrescente as folhas e abafe por 5 minutos e coe) Deixe o chá esfriar e bata todos os ingredientes no liquidificador.
Sirva a seguir.

heloisa_scattini_nutricionista-avatar

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *