Variedades

Amizades

Por Ruiz

Já ouvi dizer que os amigos são irmãos de alma. Não sei se eu acredito muito nessa definição, mas dentre tantos amigos, sempre há aqueles que parecem ser amigos desde sempre… ainda que tenha conhecido só a uma semana atrás.

É, acho que não importa muito há quanto tempo começou uma amizade. Acho que o que vale mais é a intensidade dela. Quem não se lembra com muita emoção da sua própria formatura, em que as músicas do Milton Nascimento (que falta de criatividade!!) sempre dizem que “um dia amigo eu volto a te encontrar”? Não encontro amigos do colégio ou da faculdade há séculos… ainda que na época fossem como irmãos.

Infelizmente a vida é assim. A gente quase sempre acha que uma amizade é perpétua. Mas acho que a gente pode, de certa forma, comparar com um amor. Não existem casais que vivem juntos a vida toda? Não existem casais que se separam logo depois da lua-de-mel?

E a amizade entre homens e mulheres? É algo meio complicado, não? Conheço pessoas que dizem que é impossível haver amizade desinteressada entre homens e mulheres e também pessoas que dizem que é possível. Parece que sempre existe a possibilidade de rolar uma atraçãozinha, ainda que passageira. Afinal, como sempre escrevo aqui, é a razão humana enfrentando, o tempo todo, os nossos instintos mais escondidos.

Veja também:  Roupas quentinhas e perfumadas para o inverno

E em meio a tantos interesses mútos, ou não tão mútuos assim, é que aquela coisa de querer bem, de estar juntos, de fazer companhia, acaba transformando algo comum em algo especial – talvez até colorido. Lembram daquele termo que era usado nos anos 70, 80? “Amizade colorida”!

A amizade colorida é o antepassado do ‘ficar’ dos jovens contemporâneos. O ‘ficar’ me parece um pouco diferente da amizade colorida, que era tão temperada de carinho e de cumplicidade. Me parece que é mais ‘ter’ do que ‘possuir’ – se é que alguém pode se sentir possuidora de outra. Mas essa é uma outra discussão…

E a Internet permite um novo tipo de amizade. Aquela que vale pelas idéias, pelas afinidades… e podemos encontrar esse amigo/a em qualquer lugar do mundo! As redes sociais permitem agrupar de modo desestruturado, pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo, tão parecidas. Nem que seja em uma única afinidade.

E os programas de Instant Messaging (MSN, Yahoo, etc…) acabam proporcionando uma maior proximidade. Você pode falar instantâneamente com qualquer amigo, sem que pra isso você precise estar em contato direto com a pessoa. Pode estar no trabalho, no trânsito ou até mesmo antes de dormir. É cada vez mais comum termos amigos que não conhecemos pessoalmente. E aprendo muito com esse tipo de amizade, que é, de certo modo, até mais completa, já que não é a aparência ou outros valores deixam de ter tanto sentido. Vale mais a beleza interna, aquela que nem sempre dá pra ver pessoalmente, mas é fácil de perceber nas palavras, nas idéias.

Veja também:  Você Conhece a Sobrancelhas Design?

Mas existem aquelas pessoas online que são especiais… Aquelas que, quando aparece a janelinha de “Pessoa ficou online“, já dá até um frio na alma e um calor no coração. Ainda que você não a conheça pessoalmente, pode estar sempre presente em nossas vidas, fazendo cada segundo online ser intenso em amizade e companhia. Lembram-se do filme “Mensagem pra você“? Pra quem não assistiu, é uma ótima dica para o feriado! 😉

O importante é ter amigos! Viver toda a alegria de ter alguém quando está feliz ou para dividir a tristeza!

* Quero deixar um beijo especial para a minha amiga Bruna, motivo desse post de hoje! *

Beijos,
Ruiz

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

7 Comentários

  • Bruna

    Primeiramente me sinto lisonjeada diante de tantas palavras bonitas e sinceras. Você esta sendo especial Ruiz, e espero que sejamos “amigos” eternamente. Adoro nossas conversas até tarde na internet (estou virando um noctígavo rsrs), adoro seus elogios, seu carinho, enfim, adoro você!!!!
    Obrigada pelo post e tenho certeza que esse será o ínicio de nossa história!!!! Beijãooo!!!!

  • Veronica

    Adorei o post. Reflete a realidade do ser humano, sejam eles homens ou mulheres. Amizades vêm e vão, faz parte da vida. O mais importante de tudo é entendermos esta beleza e saber que ainda as pessoas que queremos muito bem, sejam elas somente amigas, podem nos decepcionar, são falhas, etc. Mas ainda assim a pureza dos sentimentos será válida.

  • Fairy

    As amizades se afastam simplesmente por que nós mudamos e as afinidades se vão. Mas quando uma das afinidades que uniu não muda, somos amigos para sempre. Nem sempre o tempo é o culpado. Tenho uma amiga de blog de uns 5 anos, hoje em dia não consigo falar com ela como antigamente, minha visão de mundo mudou para um lado e a dela para outro, nem tem como paper 2 min. que seja. Muito bom, ouvir/ler/discutir sobre amizades, uma coisa tão gostosa e tão intensa. Beijos!! Amei o texto!

  • Tata

    Incrvel o post!
    Suuper lindo.. disse exatamente todas as verdades!
    Tenho 1 amiga e só!
    Mas sei que ela é amiga de verdade…. amiga irmã.. amiga mãe.. que briga qnd precisa.. que consola.. que ri junto… que vive junto!
    Adorei
    Bjao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *