Sem categoria

Ano novo, emprego novo!

Por Ruiz

Dizem que o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval. Acho que isso até é verdade, mas é algo que está mudando bem rápido!

Essa época do ano tem sido ótima para quem está buscando trocar de trabalho. Ao contrário do que todos pensam, essa é uma época que as empresas costumam contratar bastante. E aqui vale também a lei da oferta e procura.

Boa parte das empresas renova seus orçamentos em Janeiro, o que acaba por fazer muitas delas abrirem vagas de trabalho. Logo, quanto mais rápido você começar a se movimentar, melhor!

Acho que é “chover no molhado”, mas aqui vão algumas dicas. Talvez sejam bem óbvias para muitos, mas talvez faça a diferença para quem está começando.

– Elaborar um Currículo é o primeiro passo. Acho que é mais do que uma carta que conta a sua formação e a sua experiência profissional – é uma oportunidade de você relembrar o que já fez, e até mesmo verificar por qual caminho está direcionando sua carreira.

Veja também:  Seja rosa: ajude a Ane!

– Isso mesmo, sua carreira! Tirando as pessoas que não precisam trabalhar (e essas são, geralmente, as mais empenhadas nisso), acho que todos deveriam pensar em como suas atribuições profissionais podem evoluir. E isso exige se conhecer muito bem, e até mesmo saber exatamente quais serão os próximos passos em direção aos seus objetivos profissionais.

– Pense na empresa e posição que você gostaria de alcançar. Agora, faça um exame de você e sua carreira para entender o que falta em você (se é que falta algo!). Se você chegou a conclusão que falta algo, cuidado! Nem sempre a idéia de uma pós-graduação, mestrado ou MBA é a melhor escolha.

É claro que ter estudo formal é algo que é levado em conta pelas empresas e pode fazer a diferença em um processo seletivo. Mas, se você tem muita formação e pouca experiência, esse excesso de formação pode atrapalhar você. Procure buscar aconselhamento de um profissional mais experiente para opinar sobre o seu desenvolvimento profissional.

Veja também:  Chiklit - Literatura de "Mulherzinha"

Será que não é hora de você atualizar o seu Currículo? Talvez não para enviar para alguma empresa, mas poder relembrar as coisas que já viveu e poder se organizar melhor para enfrentar os desafios futuros!

Esse post não acaba aqui… Se quiserem, posso continuar com mais dicas profissionais! Fico esperando o feedback de vocês nos comentários.

Beijos,
Ruiz

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

9 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *