BCAA e a sua importância na suplementação

BCAA e a sua importância na suplementação

Se você pratica atividade física regularmente já deve ter falado na necessidade do nosso organismo em suplementação, tanto de vitaminas como aminoácidos. Os BCAA podem ser um dos suplementos mais benéficos, principalmente, para atletas de resistência.

Algumas curiosidades sobre os BCAAs

  • São compostos por três aminoácidos: leucina, isoleucina e valina, sendo encontrados principalmente em proteína animal.
  • São considerados essenciais porque o organismo não pode sintetiza-los e devem ser adquiridos por meio da dieta. Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) estão na proporção de 15-20% nas proteínas do músculo.
  • São responsáveis por até 16% do fornecimento de energia para o músculo. Enquanto outros aminoácidos são metabolizados no fígado, os BCAA são oxidados nos músculos periféricos.
  • Participam do processo de geração de energia nas atividades físicas, principalmente as de longa duração evitando a fadiga central, pois, recentemente descobriu-se que os processos de fadiga podem ter origem periférica e/ou central.

Imagem relacionada

Outras fontes de BCAA

  • Na alimentação, fontes naturais de BCAA incluem a carne vermelha, frango, laticínios e ovos. Uma porção de 100 gramas de carne ou ½ xícara de queijo cottage fornece, em média, 1.7 g de leucina, 1 g de isoleucina e 1 g de valina.
  • Embora em menor concentração, as proteínas de origem vegetal também fornecem BCAA’s. Alimentos como soja, lentilha, feijão, arroz e trigo integral, milho e nozes são todos fontes do nutriente, sendo o feijão que oferece a maior quantidade de BCAAs entre os vegetais.

Você também pode encontrar o BCAA no whey protein, mas vale lembrar que a absorção dos aminoácidos não ocorre de maneira igual nos dois suplementos. Enquanto os aminoácidos do whey podem levar até algumas horas para chegarem até os músculos, o suplemento de BCAA possui metabolização mais rápida e pode ficar disponível para as células em muito menos tempo.

E o mais importante, antes de consumir qualquer tipo de suplemento é importante uma visita ao nutricionista para que ele indique qual o melhor para o seu tipo físico e objetivo na atividade física.

E quando tiver tudo  certo para começar sua suplementação, a Loja do Suplemento é o lugar ideal para suas compras com praticidade e agilidade na entrega. #ficaadica

Bjux/Paula Freitas



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *