Cabelos

Cabelos sempre lisos – qual a melhor técnica?

Olá meninas,

Hoje iremos falar de algo que a maioria das mulheres hoje em dia lutam para ter: os cabelos sempre lisos.

Já vi muitas pessoas recorrendo a diversas técnicas para ficar com os fios impecáveis por muito mais tempo, mas enfim, qual delas é melhor e prejudica menos o fio?

A opção mais usada entre nós, mulheres, sempre foi o secador e a prancha . Muitas preferem ir ao cabeleireiro, mas a maioria já se acostumou a arrumar as madeixas em casa mesmo.

prancha-secador

Com a correria do dia-a-dia, está faltando cada vez mais tempo para se dedicar aos cabelos, sendo assim, nós mulheres, temos optado por soluções mais efetivas, como escova progressiva, inteligente, japonesa, francesa, alemã, alisamento japonês, químico, relaxamento, amaciamento, etc.

Muitas dessas soluções só mudam o nome, mas é a mesma coisa. Conheça algumas formas de deixar seus cabelos mais lisos:

Amaciamento: é um método mais suave para alisar os cabelos e pode até ser misturado com alguns tipos de  química. Diminui cerca de 50% o volume e a rebeldia dos cabelos. Para saber se pode ser feito em seu cabelo, o teste é simples: separe uma mecha pequena e puxe, se fizer um efeito elástico, você poderá usar, mas se os fios quebrarem, é necessário fazer algumas hidratações antes.

amaciamento

Escova  Inteligente e Progressiva: esses métodos alisam e modelam os fios, além de dar mais movimento e brilho. A durabilidade é pouca, cerca de um mês, porém não danifica o fio do cabelo, pelo contrário, a escova inteligente repõe os nutrientes necessários para o fio de cabelo. Por isso, quanto mais você faz a escova inteligente, mais lisos seus cabelos irão se tornar. A diferença entre a progressiva e a inteligente é o tempo que o produto fica no cabelo: na inteligente pode ser tirado no mesmo dia, enquanto na progressiva só após 3 dias.

progressiva

Alisamento japonês: esse método deixa os fios super lisos, porém os produtos químicos utilizados são muito fortes e agride os fios do cabelo. Só sai quando o cabelo cresce (e você corta a parte alisada, é claro). Antes de receber o produto, seu cabelo deverá ser submetido a um teste rigoroso para ver se suporta a química. Não é indicada para cabelos muito crespos, cabelos descoloridos, com mechas claras, com permanente ou que passaram por relaxamento. Além disso, é necessário que o cabelo não tenha recebido qualquer tipo de química por pelo menos seis meses.

alisamento-japones

Alisamento Químico: os cremes utilizados nesse método, são feitos à base de hidróxido de sódio e tioglicolato de amônia e devem ser aplicados apenas na raiz, pois resseca os fios do cabelo. O retoque deve ser feito a cada 3 meses.

Relaxamento: os cremes utilizados nesse processo são os mesmos utilizados no alisamento químico, o que difere é o tempo deixado no cabelo. É indicado para quem quer apenas reduzir o volume, soltar os cachos e ganhar mais movimento. Deve ser retocado a cada 45 ou 60 dias.

Escova alemã ou escova francesa: esse método reduz o volume com um alisamento sutil, que deixa o cabelo com as ondas soltas e aparência natural. Os agentes são à base de tioglicolato de amônio. O que diferencia a alemã da francesa é a concentração do produto. Duram cerca de 04 meses.

escova-francesa-alema

Para todas os métodos acima, é muito importante que você tenha um cuidado especial com seu cabelo, com banhos de creme semanalmente e a cada 15 dias, uma hidratação profunda. Outra dica importantíssima: só deixe seus cabelos serem submetidos a essas técnicas, na mão de um profissional competente e responsável.

E aí meninas, alguma de vocês já fizeram uso de alguma técnica acima para deixar seus cabelos mais lisos?

Beijos

Recommended

Comentários

  1. Qual o melhor creme para cabelos lisos?

    1. Paula Freitas disse:

      Oi Flaviane,
      Existem diversas opções no mercado e nem sempre o que fica bom pra algumas, tb fica pra outras. Só testando mesmo pra saber qual melhor se adapta ao seu tipo de cabelo, ok?
      Bjs

  2. leiliane disse:

    olá gostei da dica muito boa
    parabéns

  3. Helen disse:

    Fiz uma escova inteligente pouco mais de Quinze dias mais o efeito liso ja saiu, posso repetir o processo ou tenho qu esperar muito tempo pra poder fazer de novo?

  4. Lorena disse:

    O que é uma escova marroquina?

    Ela pode ressecar os fios? Ela pode estragar o cabelo?

  5. Excelentes dicas, tudo que muitas mulheres procuram resumido perfeitamente. Manter os cabelos lisos é o básico para quem tem fios soltos e se preocupa com a beleza. Adorei o post, beijos.

    1. Paula Freitas disse:

      Obrigada. Fico feliz que tenha gostado do post :)

  6. cecilia disse:

    fiz um amaciamento e o meu cabelo não ficou liso

  7. ana paula disse:

    Ola,eu queria saber se posso dar a inteligente no meu cabelo pq ta com 2 meses que eu dei a selagem no meu cabelo

  8. ariana disse:

    gostei das dicas, mais eu queria saber, pq os meus cabelo caem tanto?

  9. jessica disse:

    muito bom isso né!

  10. giovana disse:

    lindos amei

  11. Larissa Santos disse:

    oi eu queria saber se a progreciva eh mesmo a melhor opçao, qual a sua durabilidade e se danifica muito os fios

  12. Ellen disse:

    Olá! Eu gostaria de saber se é possível fazer SEMPRE algum tipo de alisamento a cada 3 meses sem que provoque quebra e opacidade dos fios. Faz pelo menos 2 anos que eu aliso meu cabelo com relaxamento de tioglicolato e depois um processo conhecido como plástica capilar que dizem não conter formol,mas realmente meu cabelo não fica mais sedoso como antes e eu tenho medo de que ao longo dos anos eu tenha que abrir mão dos meus cabelos lisos.

  13. Leila disse:

    mais ou menos bom flor bjoos”

  14. bruna barros disse:

    fiz uma definitiva no meu cabelo a 4 dias ja molhei mais estou com medo de voltar o que fazer pra manter o cabelo sempre liso

  15. denisegatinha1808@hotmail.com disse:

    oi queria saber se eu lavar o meu cabelo e depois passar a chapinha eles nao estraga muito e se passar o olho no cabelo e depois a chapinha figa melhor sim ou nao

  16. Rosa v da Silva disse:

    Oi eu queria saber como ter um cabelo liso e sem volume o meu é liso mas gosto liso escorrido,mas sem fazer escova,chapinha,queria algo mais pratico e que poço fazer em casa.oque vc indica e qual o nome dos produto e como aplicar por favor me responda

  17. MONICA STANECK disse:

    SIM. ACABEI DE FAZER EM CASA A ESCOVA ALEMÃ G HAIR DA INOAR. É SIMPLESMENTE MARAVILHOSA. DÁ UM TRABALHÃO ESCOVAR COM O PRODUTO NOS CABELOS, SEM TER A TÉCNICA DOS SALÕES, MAS VALE O SACRIFÍCIO. AGORA QUERIA LER NOS SITES COMO É FAZER O RETOQUE? QUERIA O PASSO A PASSO PARA FAZER CORRETAMENTE E TER O MESMO RESULTADO SATISFATÓRIO DA 1ª VEZ QUE FIZ. FICO AGUARDANDO OS COMENTÁRIOS COM A DICA. BOAS FESTAS E UM 2013 CHEIOS DE BENÇÃOS DOS CÉUS PARA TODAS.

  18. luiz henrique disse:

    Ola sou homem Gostaria de saber qual tratamento quimico devo fazer Que seja de finitivo meu cabelo e liso crespo Qual melhor forma Relaxamento Químico ou selagem Por favor nao guento mais meu cabelo

  19. valdenia disse:

    fiz uma inteligente, quando lavei meu cabelo, vi que quando secou voltou a ser a mesma coisa de antes, so que mais aspero, so fica bom quando passo a prancha, e normal?

  20. Fabian Gonçalves disse:

    Camila, não uso mais qualquer produto, hoje só uso a ESCOVA DA LINHA MAIS NOVELTY COSMÉTICA, é perfeita e não danifica os meus cabelos, não amarela, não desbota, não tenho risco algum com esse produto, e só trabalho com produtos autorizados pela anvisa agora. Estou muito feliz com a NOVELTY COSMÉTICA.

  21. Fabian Gonçalves disse:

    Camila, não uso mais qualquer produto, hoje só uso a ESCOVA DA LINHA MAIS NOVELTY COSMÉTICA, é perfeita e não danifica os meus cabelos, não amarela, não desbota, não tenho risco algum com esse produto, e só trabalho com produtos autorizados pela anvisa agora. Estou muito feliz com a NOVELTY COSMÉTICA.

  22. queria fazer uma pergunta quais os tipos de devisao do cabelo que voce conhece para a realizaçao de uma escova

  23. melissa disse:

    o que aconteceu foi?
    eu dei uma progressiva com formol e a cabeleireira informou que eu ia ter que ficar com o produto por três dias mas o cabelo ficou grosseiro e um pouco crespo é normal.

  24. fernanda disse:

    Olá, queria saber se fazer uma escova inteligente à cada 5 em 5 dias, fica muito caro ? e quanto é na uma escova inteligente ?

  25. Regiane disse:

    Oi Shirley,

    Há +ou- 4 anos faço escova definitiva, porém há 9 meses estou sem retoque na raiz, devido ao medo que fiquei após uma reportagem no fantástico sobre o males do formol.
    Mas preciso de algo para alisar a raiz sem o uso de formol, existe alguma método bom?
    Quero retocá-la, mas não quero nada com formol!!

    Me ajuda?O que faço e onde em Sorocaba.(Se souber)
    Bjs Regiane.

  26. Miih disse:

    Oiie,Queria Saber Um Cabelo Liso,Sem Volume,Mas Sem Fazer Nada De Chapinha,Escova Progressiva,e etc… Como Faço?

    1. Shirley Mello disse:

      Oi flor,

      Realmente o uso de química é o processo mais eficaz para um resultado melhor e que dure mais tempo.
      Para quem não quer ou não pode fazer o uso da química, as opções são essas comuns que conhecemos: escova, prancha, ou dependendo do cabelo, a touca da vovó. Mas essas são soluções mais imediatistas.

      Super beijos!

  27. daniele disse:

    ola , presiso de um conselio. meu cabelo e liso… so no meio onde prendo que tem umas ondas. nao gosto , queria sabe se eu fizer uma inteligente depois de alguns meses a raiz ñ iria naçer dura ou cacheada ….bjssss

    1. Shirley Mello disse:

      Oi flor,

      Nunca ouvi falar isso, na verdade, qdo vc faz uso de algum processo químico om essa finalidade, ele deixa o cabelo mais liso, talvez seja essa a impressão ao nascer o cabelo: que ele não está tão liso quanto a parte que passou pelo processo químico. Mas um profissional com certeza, poseria explicar melor como funciona.
      Obrigada pela sua visita em nosso blog.

      Super bjs!

  28. camilla nascimento disse:

    eu gostaria de sab qual o melhor desse alisamentos vc me aconselharia………

    1. Shirley Mello disse:

      Flor, não posso te aconselhar sem conhecer seu cabelo. Na verdade, dou dicas porque já experimentei algumas técnicas. Só que o que é bom para o meu, pode não ser para o seu cabelo.
      O interessante é vc ir atá algum salão, pedir para o profissional analisar seu cabelo e sugerir a melhor técnica.
      Algumas técnicas são menos agressivas:um relaxamento, por exemplo, é menos agressivo do que um alisamento completo dos fios, porém, a eficácia pode não ser tão boa, dependendo do fio do cabelo.
      Uma outra forma de obter um efeito mais liso, é combinar o relaxamento com a progressiva (de preferência, sem formol, já usei a Afro Keratin e a de Óleo de Argan da Inoar e amei). O resultado é bem incrível.
      Obrigada pela sua visita ao nosso blog, volte sempre.
      Super beijo,

  29. Anna disse:

    Oi
    Vou fazer a progressiva inteligente mes que vem, gostaria de saber de quanto em quanto tempo faze-la de novo.
    bjs, Anna

  30. Andreia disse:

    Olá, estou com uma duvida sobre a escova inteligente, fiz ela, mas me disseram para lavar o cabelo após 24 horas, e o processo foi muito rápido, não fiquei nem uma hora no salão, e nem lavaram o meu cabelo antes, achei muito estranha essa tecnica usada para fazer a escova, depois que eu lavei meu cabelo, não gostei do resultado, meu cabelo continuou ondulado e após secar o cabelo ficou um xuá, com volume atraz da nuca e nas lateral sem volume, acho q ñão deu certo!Será q foi a aplicação?

    1. Shirley Mello disse:

      Olá Andréia,

      Obrigada pela sua visita aqui. Há várias técnicas de aplicação, algumas vc pode tirar na hora, outras vc fica 3 dias…depende do produto utilizado.
      O resultado depende bastante do cabelo, se esse é o tratamento indicado pra esse tipo de cabelo, quantidade e qualidade do produto. O correto seria vc voltar ao salão e mostrar o resultado, para que eles façam de orma correta.
      Se vc não confia no trabalho, aconselho a procurar um outro profissional para fazer o retoque.
      Bjs flor!

  31. vivi disse:

    eu ja passei pelo o processo da progressiva inteligente e amei pois o resultado e otimo.eu tenho uma dica para deixar os cabelos ainda mais bonitos 15 dias apos fazer a inteligente fazer uma selagem de algodão o cabelo fica lindo,liso e super hidratado..
    BJSS VIVI

  32. Sarah Melo disse:

    Já é a 4° progressiva que faço, e estragou muito o meu cabelo, principalmente as pontas, ficaram mastigadas. E olha que eu faço hidratação instantânea todas as vezes que lavo o cabelo e procuro fazer a progressiva só com produtos confiaveis. Fica bom nas primeiras 2 semanas, depois… Agora estou procurando uma solução. Essa semana irei fazer de novo mas só na frente, na raiz por causa daqueles cabelinhos novos rebeldes, vou evitar de passar o produto no cabelo todo.
    Não entendo quem diz que progressiva hidrata o cabelo… ja ouvi isso várias vezes e não consigo entender essa afirmação, ja que o meu cabelo fica cada vez mais danificado.

    1. Shirley Mello disse:

      Olá Tati,

      Normalmente as escovas inteligentes hidratam o cabelo sim, pois eu já fiz e notei a diferença. Pode ser o produto utilizado, você já experimentou fazer em um salão diferente?
      Como já está danificado, converse com o cabeleireiro sobre a possibilidade de fazer uma cauterização ou algum tratamento antes de fazer uma nova progressiva.

      Bjs…

  33. Karina disse:

    Eu faço a escova inteligente ja fazem 2 anos; faço de 3 em 3 meses e o resultado é ótimo. Hidrata os fios, fica um liso de aspecto natural e posso lavar o cabelo no mesmo dia em que foi feito o processo.
    Meu cabelo ja é liso, porém com volume e o resultado da escova inteligente atendeu as minhas expectativas.

    1. Shirley Mello disse:

      Oi Karina,

      Que bom que o resultado deu certo. Eu também já fiz e amei o resultado.

      Super beijo, flor!

  34. Ariana Ramos disse:

    Olá meninas,
    adoro cabelo bem liso, super chapado… eu já fiz um procedimento chamado “strait therapy” que ficou PERFEITO!! Meu cabelo já era liso, porém com muito volume, e ficou maravilhoso. Pro meu caso, a duração foi de um ano, mais ou menos, e já estou prestes a repetir o processo. Detalhe que é livre de formol.
    =*

    1. Shirley Mello disse:

      Olá Ariana,

      O efeito liso realmente está em alta, super tendência.
      Achei bem bacana esse método, por ser livre de formol.

      Bjs…

  35. Ana Paula disse:

    Uso muita chapinha… mas tenho um cuidado gigante com meu cabelo, sempre faço hidratação com meus cosmeticos importados, que compro no morangão super barato… vale a pena.
    bjos

    1. Shirley Mello disse:

      Oi Ana Paula,

      É super importante o cuidado quando se usa chapinha.
      Fazer hidratação com produtos de qualidade é realmente indispensável.

      Bjs…

  36. Antoani disse:

    Bom dia, meu nome é Antoani e faço parte de equipe Link Premiado.
    Gostaria que não entendesse esse comentário como spam, conheço seu blog a algum tempo e gostaria de te apresentar o meu.
    O Link Premiado, agrega os melhores posts da blogosfera e oferece prêmios para os mais votados, dentre eles R$ 1.000. (mil reais)
    Todos têm oportunidades iguais, não oferecemos nenhum privilégio a quem quer que seja, todos em algum momento aparecerão na primeira página, nas primeiras posições.
    Não nos interessa se recebe 100, 1.000, 10.000, 100.000 ou 1.000.000 de visitas, ou se seu blog têm domínio próprio ou se é Blogspot ou WordPress, no Link Premiado independente da sua fama, seu post será publicado, apenas seguindo alguns princípios simples.
    Resumindo, nossa proposta é que todos que escrevem, tenham oportunidades iguais de gerar tráfego e receita. ,(agora com troca de links, 150 blogs já se cadastraram)
    Por favor nos dê a honra de publicar seus artigos no
    http://www.linkpremiado.com.br/link/cadastro
    Atenciosamente.
    Antoani/Equipe Link Premiado

  37. KAMILA disse:

    Metodo japones se chama storeto, ele é bem forte, e deixa o cabelo com aspecto de lambido, eu nao gosto, fica feio ;b

    1. Shirley Mello disse:

      Olá Kamila,

      Conheço uma pessoa que utilizou esse método, e realmente fica bem liso.
      Acho que depende muito do cabelo, o dela ficou muito bonito. O resultado foi surpeendente.

      Super beijo flor!

  38. Tati disse:

    Fiz progressiva no meu, e foi a melhor coisa que fiz na vida. hahaha
    O cabelo fica super natural, não fica ressecado, e fica super macio.

    Foi ótimo!
    Paguei 200 reais, o que é bem em conta pelo tamanho do meu cabelo, e fico 5 meses sem me preocupar com escovas ou chapinhas.

    ;)

    1. Shirley Mello disse:

      Oi Tati,

      Concordo com você, o resultado vale super a pena.

      Bjs linda….

  39. […] Neste post aqui, falei sobre algumas técnicas para deixar os cabelos mais lisos. Agora a dica é: como manter os fios lisos e bonitos por mais tempo. […]

  40. Oie! ^.^
    Ah, eu ainda uso o antigo truque do secador e chapinha, mas só nos finais de semana. ^.^
    Beijinhos!
    Alê

    1. Shirley Mello disse:

      Olá Alessandra,

      É uma ótima opção, trabalhosa, concordo, mas o importante é o resultado final.
      Obrigada pela visita, flor. Volte sempre!

      Super beijo!

  41. Isa disse:

    Qual a melhor tecnica eu não sei.

    Sei que temos que ter muito cuidado com a quantidade de formol..

    E nunca ficar fazendo um alisamento atrás do outro acaba com o cabelo.

    Bjokas

    1. Shirley Mello disse:

      Oi Isa,

      Concordo com você, o uso da química exige um certo cuidado.
      Abuso nunca é bom.

      Bjs….

  42. ~/cahhh disse:

    Gostei da matéria…
    Eu faço relaxamento no meu cabelo, no começo ele até ficava enrolado, mas hj em dia só perde o volume e fica uma aparência que num é liso e nem enrolado.

    ///bjOos

    1. Shirley Mello disse:

      Olá Cah,

      Realmente o relaxamento suaviza bastante os cachos ou volume.
      O legal é saber que não agride tanto quanto outras técnicas, mas claro que exige cuidados.
      Obrigada pela visita, flor. Volte sempre!

      Super beijo….

  43. Vivi ;) disse:

    Menina, eu vivo em guerra com meu cabelereiro por isso, haha!
    Quero o cabelo super liso, mas sem formol, então já viu né … progressiva e inteligente não faço de jeito nenhum.
    Mas descobri a escova marroquina, que é MARAVILHOOOOSA!
    Meu cabelo nao é cacheadaaao demais, mas é bem rebelde! hahhaha

    =*

    1. Shirley Mello disse:

      Oi Vivi,

      Essa foi uma super dica, confesso que ainda não conhecia.
      Obrigada pela visita, linda. É sempre bem-vinda!

      Bjs….

  44. Paula Freitas disse:

    Ai meninas, eu vivo num impasse com esse assunto!
    Meus cabelos não são lisos, mas tb não chegam a ser cacheados, mas de qquer forma, não tenho coragem de submete-los a esses tratamentos ‘definitivos’ pois tenho receio de me arrepender.
    Então quando quero mudar um pouco eu faço uma escova (da normal mesmo) e pronto! Depois é só lavar e ele volta ao normal :)

    Bjux,
    Paula

    1. Shirley Mello disse:

      Olá Paulika,

      Muito legal poder usar as duas opções, o uso dessas técnicas eliminaria a opção do cacheado.

      Super beijo…

  45. Tata disse:

    Acho lindo um cabelo liso… natural e bem cuidado!!! Meu cabelo é cacheadoo e amoo de paixaoo… nao faria escova definitiva jamais!!!
    Bjaooo

    1. Shirley Mello disse:

      Tata,

      Se o cabelo for bem cuidado, as duas opções são válidas, pois ficam lindas.
      O meu não enrola de jeito algum.
      Obrigada pela visita, linda. É super bem-vinda!

      Bjs…