Variedades

Cine Pipoca – Trumbo: Lista Negra

Sem  dúvida, este é um filme para os apaixonados por cinema , pois traz um pouquinho da sua história, e também nos presenteia com cenas memoráveis recriadas como a de Kirk Douglas em Spartacus. Nessa viagem pelos bastidores de Hollywood, o filme também nos arranca boas risadas com os diálogos irônicos a respeito, por exemplo, de John Wayne, Kirk Douglas , Stanley Kubrick e Otto Preminger.

Também é um filme que nos apresenta ao árduo trabalho de um roteirista. Longe da ideia simplista de que para escrever basta inspiração, ele nos mostra a dura rotina de um escritor: sua disciplina, seu processo de criação, suas técnicas e estratégias e principalmente, a longa jornada de horas de trabalho dedicadas a cada palavra e ação que curtimos na telona.

SINOPSE:

trumbo_lista_negra_filme_evideoclipe_1

O filme, dirigido por Jay Roach, é baseado em fatos reais, narrados no livro “Dalton Trumbo” (1977), de Bruce Cook e com roteiro de John McNamara. Chega aos cinemas brasileiros em 28 de janeiro, com distribuição da California Filmes. No elenco Bryan Cranston, Diane Lane e Helen Mirren. Concorreu em duas categorias do Globo de Ouro (Bryan Cranston, Melhor Ator em Filme Dramático, e Helen Mirren, Melhor Atriz Coadjuvante), e a três prêmios Screen Actors Guild (Melhor Elenco, Ator Principal e Atriz Coadjuvante). Acaba de receber uma indicação ao Oscar (Melhor Ator com BRYAN CRANSTON).

Conta a singular história de um dos principais roteiristas de Hollywood , Dalton Trumbo. Em 1947, Trumbo e outros nove diretores e roteiristas foram chamados para depor na comissão parlamentar de inquérito da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos formada para averiguar a suposta infiltração de comunistas na indústria de cinema, presidida pelo senador Joseph McCarthy. Por suas crenças políticas e por ter se recusado a delatar os comunistas que atuavam na indústria cinematográfica americana ao Comitê de Atividades Antiamericanas, foi preso por desobediência civil durante onze meses e entra para a lista dos profissionais proibidos de trabalharem em Hollywood.

Veja também:  Feliz Ano Novo!

trumbo_lista_negra_filme3

Ao longo dos treze anos seguintes, todos os maiores estúdios hollywoodianos se recusaram a contratá-lo temendo associação com os seus pontos de vista políticos. Condenado ao ostracismo, Trumbo passa a escrever roteiros para estúdios de baixo orçamento sob pseudônimos. Será com o pseudônimo de Robert Rich que vencerá o Oscar de Melhor Roteiro com Arenas Sangrentas (1956). O astro Kirk Douglas e o diretor Otto Preminger colocaram o nome verdadeiro do escritor, Dalton Trumbo, em seus respectivos blockbusters “Spartacus”(1960) e “Exodus”(1960), marcando definitivamente o fim à eranegra do cinema. Somente em 1993 Dalton Trumbo receberá um Oscar póstumo por “A Princesa e o Plebeu” (1953). Ian McLellan Hunter era o único roteirista creditado pelo filme e foi quem recebeu a estatueta, mas depois ele revelou que Dalton Trumbo era o roteirista.

Contar os absurdos e as injustiças da “caça às bruxas” desse período da história norte-americana, que prejudicou centenas de personalidades da época, nos ajuda a pensar sobre a necessidade permanente de cuidado também nos dias de hoje, para não sermos nem os vilões e nem os mocinhos , isto é , vítimas em ambos papéis como afirmava Trumbo, de um sistema arbitrário e perverso que destrói tantas vidas.

Veja também:  Ah! O Amor...

É uma daquelas histórias de força, perspicácia e superação diante da falta de liberdade de expresão, da criminalização do pensamento e da perseguição que, tão maravilhosamente, nos servem de inspiração.

Se você quiser saber um pouquinho mais sobre cinema, ou se você já é um apaixonado pela sétima arte, não perca esta surpreendente cinebiobrafia. Sugiro também que você fique na poltrona até o finalzinho dos créditos e será surprendida , assim como eu fui, com as palavras do próprio Dalton Trumbo numa entrevista na época em que seria premiado com o Oscar póstumo. É a fala de alguém que nunca desistiu de lutar por suas crenças e sabe exatamente o preço que se paga por isso.

O filme estréia nas telonas em 21/01/2016. Surpreenda-se!

Bjs/Bete Magalhães

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *