Conheça a história da calça flare e saiba como essa peça da moda feminina conquistou as mulheres

Conheça a história da calça flare e saiba como essa peça da moda feminina conquistou as mulheres

A calça com formato skinny foi predominante por muito tempo entre os looks femininos, mas nas últimas temporadas a calça flare tem voltado para o hall de grandes tendências.

Os modelos de calça flare tem uma forte associação com a vibe dos anos 70, mas a história dessas calças começou em um local inesperado.
A primeira referência sobre a calça flare surgiu por volta do século XIX.
Surpreendentemente, esse estilo foi popularizado não por jovens da contracultura, mas por marinheiros.

Na época, a Marinha dos EUA não tinha uma maneira padronizada de se
vestir, mas muitos adotaram um estilo de calça que incluía uma boca bastante aberta. Sobre a razão exata desse estilo ter se tornado popular, ela ainda é desconhecida, embora exista a especulação de que pode ter sido por funcionalidade.

A parte extra na parte inferior da perna permitia que os marinheiros removessem as calças sobre as botas. Elas também poderiam ser facilmente enroladas para não ficarem encharcados de água do mar. Outra função única é que as barras largas poderiam ser preenchidas com ar e usadas como um dispositivo de flutuação improvisado.


O uso popular da calça flare

Esse estilo de calça permaneceu firme nas forças armadas até os anos 1960. Na mesma época, os jovens da contracultura começaram a rejeitar qualquer coisa e tudo o que tinha a ver com convenções quando se tratava de moda. Isso incluía não apenas a roupa em si, mas também onde se comprava.

Desencantados com as lojas de departamento, os jovens dos anos 60 começaram a fazer compras em lojas de artigos militares. Esse afastamento da típica experiência de compra foi impulsionado por vários fatores: preços, um desejo de reutilizar o que já estava disponível, em vez de comprar algo novo e, é claro, estilo.

A compra e a reformulação de roupas militares antigas transmitiam o forte sentimento anti- guerra que prevalecia na época. Os compradores muitas vezes adquiriam uma peça de roupa e a alteravam, geralmente com flores bordadas, sinais de paz e outras formas de enfeite.

Dessa forma, a calça flare reciclada dos uniformes da marinha logo se tornou objeto de desejo dos jovens. Esse estilo único foi um grande sucesso entre homens e mulheres, já que o corte foi uma grande diferença em relação aos estilos de pernas retas que saturavam pistas e lojas de departamento.

Obviamente, havia apenas uma quantidade limitada da calça militar, no entanto, com popularidade do estilo crescendo, a demanda começou a exceder a oferta. Aqueles que queriam obter o visual começaram a ser criativos e passaram a cortar as costuras e inserir tecido extra na parte inferior das calças de perna reta para ampliá-las. Muitos optaram ainda por tecidos contrastantes com padrões coloridos para dar um toque extra ao look com calça flare.

A evolução da calça flare

Na década de 1970, a flare se tornou um estilo de calça tão popular que passou a ser uma super tendência entre os estilistas. Ironicamente, o corte que antes era um símbolo de rebelião e “anti-moda” tornou-se uma tendência que caracterizaria os anos 60 e 70 para as gerações futuras.

Assim, a calça flare passou a ser fabricada em uma ampla variedade de materiais e cores. Com celebridades como Sonny e Cher usando esse estilo, a flare bombou de vez e se tornou dominante no mundo da moda naquela época. Com barras enormes, as calça flare com salto plataforma se tornaram um ícone e esse look era um arraso!

Já os anos 80 trouxeram o retorno do jeans skinny e muitos pensaram que o estilo flare iria desaparecer, no entanto a moda do final dos anos 90 trouxe o flare de volta. Com bocas um pouco menores do que aquelas dos anos 70 e 80, esse estilo se popularizou muito por meio do conjunto calça flare e cropped. Após um novo período de baixa no final da primeira década dos anos 2000, atualmente a flare também está com tudo! Esses estilos atuais estão se inspirando mais na versão dos anos 70, com a calça flare cintura alta usada para emagrecer o quadril e alongar a perna, tendendo a um corte bem aberto na parte da barra. Há ainda versões elegantes e modernas
com padrões e cores arrojados, tecidos luxuosos e versões customizadas.

Embora as tendências atuais da calça flare estejam muito longe dos conceitos originais por trás da sua origem, elas seguem sendo uma interessante abordagem a um clássico que segue super estiloso! Escolha a sua e arrase!

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.