Cosméticos

DIET x LIGHT – Qual a diferença?

O consumo de alimentos diet e light vem aumentando a cada dia no Brasil. Mas as pessoas estão consumindo corretamente estes produtos? Quem deve consumir produtos diet? E para que servem produtos light?

diet-light diferenca-entre-diet-light-ou-zero pepsi twlght 1

Veja a seguir:

Alimentos DIET

Temos 02 definições para esse tipo de alimento:

1. É o alimento isento ou contendo pequena quantidade um nutriente específico (carboidratos, sódio, proteínas e gorduras) e é normalmente indicado para dietas com restrição de nutrientes. Sendo assim, os alimentos com essa restrição podem conter, no máximo, a adição de 0,5 gr do nutriente por 100 gr ou 100 ml do produto, exceto os alimentos restritos em proteínas, que devem ser isentos desse item.

2. Alimentos indicados para dietas controladas que não podem ter a adição do nutriente, por exemplo o açúcar. Nesse caso, só é permitido o açúcar natural do alimento, como o açúcar natural de uma fruta.

É importante destacar que os alimentos diet também devem ser evitados por pessoas que queiram perder peso, pois nem todos sofrem redução de calorias. Um bom exemplo é o chocolate diet , que é isento de açúcar (indicado a diabéticos) e em contrapartida sofre um aumento de gordura, o que o torna quase tão calórico quanto o chocolate normal. Muitas vezes o valor energético pode até ser maior que o convencional. Em alguns casos, o nutriente eliminado não interfere na quantidade de calorias.

Alimentos LIGHT

O termo light pode ser utilizado em produtos com redução mínima de 25% de nutrientes ou calorias comparado com o alimento convencional. O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo

Os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml.
Mesmo sendo um alimento light, não aumente a quantidade do alimento a ser consumido, pois dificilmente há redução de 50% das calorias nesses alimentos. Se o consumo for dobrado, você corre o risco de consumir mais calorias do que as presente em um produto convencional.
No caso dos refrigerantes light, a maioria não contém açúcar, portanto podem ser considerados diet também e, sendo assim, podem ser consumidos por diabéticos.

Veja também:  Heart Felt - Perfumes Mary Kay

Sendo assim, a diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional, portanto o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença (diabetes, colesterol elevado, etc), assim como o diet não é, necessariamente, indicado a quem quer perder peso.

dieta
Algumas observações importantes:

– Os alimentos diet são regulamentados pela Portaria SVS/MS nº. 29/1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os alimentos light são regulamentados pela Portaria SVS/MS nº. 27/1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
– As bebidas diet e light são regulamentadas pela Instrução Normativa 29/99 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
– A Anvisa exige que que todo produto diet contenha no rótulo a frase “Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico”
– Quando o alimento contiver glicose, frutose ou sacarose, é aconselhável um aviso aos diabéticos, além de “Contém fenilalanina” quando houver adição de aspartame à fórmula.
– No caso de alimentos que possuem em sua composição trigo, aveia, cevada, centeio e derivados, o rótulo deve conter a advertência “Contém Glúten”. Caso contrário, não contém Glúten.

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

0 comentários

  • Chris

    Muito bom esse post!!!
    Muitas pessoas não sabem a diferença entre DIET e LIGHT….estã muito bem explicado!!! aqui em casa consuminos muita coisa light..pão, suco…
    Muito interessante!!!
    PARABÉNS!!!!
    bjux

  • Thiara

    Aqui em casa a gente cuida pra diferenciar esses alimentos porque tem 2 pessoas aqui que não podem ingerir muito açúcar…
    No começo confundia mas agora é só Diet mesmo! haha

    Beeijos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *