Cosméticos

DIY: Encapando a cúpula do abajour

Começo de ano e eu to com uma super vontade de modificar a casa toda! rs

É sempre assim, o ano novo costuma nos dar essa sensação de vida nova, tudo novo e a gente acaba querendo colocar em prática os projetos que sempre deixa pra depois… E se você está enjoada de ver todo dia o mesmo abajour com a mesma cara, seus problemas acabaram. Um pedaço de tecido, cola e pouquíssimo trabalho você consegue transformá-lo!

Vamos ao passo-a-passo que é bem simples, mas tão fácil, que com certeza você vai se inspirar pra fazer a transformação do seu abajour.

material-pap-abajour

Materiais necessários:
. cúpula de abajour
. tecido de algodão
. cola branca
. tesoura para tecido e/ou estilete circular
. rolinho de espuma e pincel
. régua
. base de corte (opcional)

1º passo – Separe a cúpula do abajour que deseja encapar, neste PAP escolhemos este abajour cilíndrico forrado originalmente de tecido preto.

cupula-preta_

2º passo – Escolher um tecido para este fim. Acho que a parte mais difícil é  “tentar” decidir-se qual a estampa quer usar. Aqui vamos usar a estampa preto e branco para este abajour e o floral colorido em outro trabalho. Esses tecidos lindos foram comprados na Quilteria Patchwork (site aqui)

tecidos

3º passo – Para uma cúpula cilíndrica, você deve medir a altura da cúpula e acrescentar uma sobra de tecido, em cima e embaixo, para o acabamento que será feito posteriormente. O comprimento deve dar a volta completa na peça com uma sobre de 1,5 a 2 cm.

Veja também:  Natura Aquarela - Coleção Bordado Intenso

cupula-tecido-pap-abajour

4º passo – Com o rolinho de espuma, passe uma camada de cola sobre o antigo tecido do abajour. Cuidadosamente coloque o tecido sobre a cola e com as mãos ou uma espátula ajude na fixação, lembrando-se de centralizar deixando sobras iguais de ambos os lados.

tecido-cupula-pap-abajour-prendedor

5º passo – Depois de dar a volta toda no abajour, faça uma dobrinha de mais ou menos 1,5 cm no tecido para obter um acabamento perfeito.

cupula-dentro-pap-abajour

6º passo – Cortar a sobra de decido deixando-o com 1,5 cm em cada borda.

cupula-encapada-pap-abajour

7º passo – Forração finalizada.

E então, o abajour que era preto, ficou lindo e pimpão com esse tecido estiloso. Gostaram?

pap-abajour-pronto

 

Quero aqui agradecer a minha querida amiga Rosalina, que é professora e artesã e faz trabalhos lindos de scrapbooking. Sem a ajuda dela esse trabalho não teria sido possível, pois apesar de ser fácil de fazer, tem alguns segredinhos que só quem tem experiência pra saber, né?

Veja também:  Sobrancelhas

Para conhecer mais do trabalho dela você pode acessar o blog clicando aqui e aproveitando pra curtir a página dela no Facebook clicando aqui

Gostaram do resultado? Me conta nos comentários, vou adorar saber 🙂

assinatura_paulika

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *