Dores na sola do pé. O que pode ser?

Dores na sola do pé. O que pode ser?

 

Hoje, vou falar de uma experiência dolorosa que vem me acompanhando nos últimos meses e que incomoda muito, a famosa dor no calcanhar. Conversando com várias pessoas descobrir que esse tipo de dor é mais comuns do que eu imaginava. E por isso, resolvi fazer esse post para esclarecer o que é, como tratar e o principal como prevenir.

Antes de mais nada, é fundamental sempre consultar um médico ortopedista, pois só ele poderá fazer um diagnostico correto, pois existem diversas causas diferentes para esse tipo de dor. Vamos falar apenas, de uma causa muito comum e que com tratamento correto é possível aliviar os sintomas e chegar a cura.

Fascite plantar

A fascite plantar é uma inflamação no tecido da sola do pé causada por pequenos traumatismos de repetição. Esse tecido é denominado fáscia plantar que liga o calcanhar aos dedos do pé.

fastite plantar expl

Os sintomas

– Dor pela manhã, logo ao levantar

– Depois de ficar sentado por um período ou ficar muito tempo em pé

– Após atividades mais intensas como corrida, por exemplo.

Causas principais

– Pé chatos ou calvos

– Calçado inadequado, à curva do pé.

– Permanência a um tempo longo em pé.

– Sobrepeso

Tratamento e cura

– Uso de anti Inflamatórios

– Exercícios de alongamento

– Repouso

– Uso de sapatos com bom amortecimento

– Uso de palmilhas para correção da pisada, quando necessário

– Fisioterapia  (quando as dores persistirem)

Geralmente com o tratamento conservador, citados acima, é possível ter bons resultados dentro de 3 meses. Outros métodos como infiltração (aplicação de corticoides na sola do pé) ou mesmo cirurgia são usados apenas em casos extremos.

Dicas para aliviar a dor:

Se você sentir esse tipo de dor, é possível alivia lá com aplicação de gelo por 20 minutos antes de dormir.O uso de calcanheira de gel, ajuda a proteger o pé do impacto e assim alivia a dor. Se alongar de forma adequada antes dos exercícios físicos, ajudam a prevenir esse tipo de dor.

Uma outra dica, é fazer massagem com aquelas bolinhas ortopédicas. Coloque a bolinha em baixo do pé e faça movimentos suaves para frente e para traz, a fim de massagear a sola do pé. Faça isso por pelo menos 1 minuto de 2 a 3 vezes ao dia.

E aí, gostaram do post? Vocês costumam sentir dores na sola do pé? Comentem com a gente!

Beijos/ Jéssica Valentim

Siga o blog nas redes sociais: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Pinterest

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.