Dermatologista esclarece os tipos de cuidados necessários para a pele masculina

A Dra. Isabella Rezende Yared, Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e parceira da Sinclair, empresa internacional de dermatologia estética, fala sobre cuidados específicos para a pele do homem, erros comuns e novidades sobre cuidados.

Os homens estão cada vez mais vaidosos e investir em tratamentos estéticos para pele do rosto é uma das novas prioridades do universo masculino.

A recomendação é que o cuidado facial comece em casa e seja o mais básico possível, porém assertivo.

É importante que o homem utilize um sabonete em espuma ou líquido somente para o rosto, pois o produto não resseca tanto a pele como as opções em barra, que podem continuar sendo utilizadas para o corpo normalmente.

A doutora ressalta ainda que a textura dos produtos receitados influencia muito, pois os homens não gostam de cremes, por conta da consistência. Assim, ela indica opções em gel, que são mais aceitos.

Até mesmo o protetor solar pode ser usado em versão spray, que traz maior conforto no dia-a-dia.

Outra característica marcante do público masculino é o imediatismo. Quando se trata de tratamento estético em consultório, muitos optam pela aplicação de botox, pois é um procedimento rápido, cujos efeitos tendem a durar por seis meses.

A limpeza de pele é uma boa opção, por ser rápida e ter efeitos mais duradouros.

Caso o paciente tenha predisposição a foliculite, inflamação na raiz dos pelos, o profissional pode optar por receitar antibióticos. A indicação nesses casos, para que haja uma melhora no quadro, deve ser evitado raspar a barba no sentido contrário ao crescimento do pelo.

Além disso, a lâmina de barbear deve ser trocada com regularidade, o que evita inflamações constantes. E, em substituição à lâmina, a depilação a laser é uma ótima alternativa para aqueles que sofrem com pelos encravados, principalmente próximo ao pescoço.

A pele do homem tende a ser mais oleosa e espessa do que a das mulheres, também produz mais suor, devido à ação dos hormônios. A dica é optar por produtos que atendem a essas necessidades.

Vamos às dicas para manter a pele com boa aparência e sem a incômoda sensação de oleosidade excessiva:

Limpeza do rosto: é fundamental para remover impurezas e evitar o excesso de oleosidade, basta lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com água fria, com um sabonete líquido ou em espuma para pele oleosa.

Hidratação: a pele oleosa também precisa de hidratação, que pode ser feita com produtos matificantes em gel ou creme. O ideal é aplicar duas vezes ao dia, principalmente nos dias mais quentes.

Barba: uma boa opção é fazer após o banho, pois a pele fica completamente limpa e com menos riscos de desenvolver irritações. Recomenda-se também a aplicação de um creme de barbear, seguido por um bálsamo pós-barba com ação antisséptica, cicatrizante e calmante – ideal para o homem que tem pré-disposição à foliculite -, assim como loções anti-inflamatórias.

Proteção solar: para garantir uma proteção adequada, a aplicação do produto deve acontecer pelo menos três vezes ao dia, em locais onde a luz solar pode entrar em contato com a pele. Além disso, o filtro deve ser sempre o último creme a ser passado no rosto.

Vamos compartilhar essas dicas de cuidados com os homens que conhecemos!!

Paulistana, bem humorada, apaixonada por maquiagem. Aqui vou trazer as novidades do mundo da beleza, moda e entretenimento. Vem comigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *