Variedades

Mania de Perfeição

Olá meninas,

Hoje resolvi falar sobre comportamento, claro que sem a mesma categoria do Ruiz. Mas esse post é experiência própria.

Sempre tive mania de perfeição em tudo, durante toda a vida. Às vezes, isso é positivo, pois vc acaba dando sempre o seu melhor. Acontece, que nem sempre, o resultado é o que você espera e aí começam os problemas.

Acho que a principal falha de quem quer sempre fazer o melhor, é desconhecer seus limites e saber que ele é um ser humano passível de erros, como qualquer outro. É saber que nem sempre as coisas vão ser como vc planejou, ou traçou. Aí, meus amigos, a frustração é certa.

Não sei vcs, mas eu planejo cada coisa pessoal que vou fazer e pra vcs terem idéia, acordo no meio da madrugada e fico pensando como vou fazer isso, se isso está certo ou errado. Quando algo não dá certo, a frustração vem na mesma intensidade.

Fico pensando, como seria, se fosse casada, se tivesse filhos: iria querer ser a super mulher, super mãe, super dona de casa (detalhe, acho que não tenho o menor talento para essas coisas), super… Enfim, acho que é aí que muitas vezes começam as grandes decepções.

Quando você tenta ser perfeito sozinho e as coisas dependem do seu esforço apenas, já um grande desafio. Mas e quando vc deposita essa responsabilidade em cima dos outros, ou então, quando o resultado daquilo que vc planejou depende de outras pessoas?

Enfim, nós perfeccionistas, temos que saber/entender, que não somos superman, superwoman. Somos seres humanos com falhas, que enfrentam dificuldades. Vamos acertar sim, mas errar é inevitável. Muitas vezes vc simplesmente não vai fazer algo, porque não está afim de fazer, mas isso não quer dizer que vc falhou. Seu corpo não precisa ser perfeito. Vc pode rir sim com a besteira que fez, com o erro que cometeu, isso não quer dizer que vc é irreponsável. Sua família e seus amigos não são perfeitos, muitas vezes eles vão te decepcionar, vc terá que aceitar isso, e amá-los e respeitá-los da forma que são.

Veja também:  Os opostos se atraem?

Estou aprendendo um pouco a cada dia, confesso que não é fácil, mas um dia chego lá. E vcs, também se cobram tanto como eu, ou são mais relax? Conte pra gente aqui nos comentários.

Beijos perfeitos

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

24 Comentários

  • Vv Becker

    Chega a ser frustrante as coisas não sairem como planejamos. Eu sou das que se cobra bastante para que tudo saia conforme os planos, e quando sai dessa linha eu preciso parar e planejar tudo de novo, não consigo não ter um plano. Me sinto perdida!
    Agora que estou morando com o namorado, tento ser flexivel, mas sou regrada, não adianta muito, estou aprendendo a relaxar, mas é dificil!
    Estamos na vida para aprender uns com os outros, né gurias! Isso que é importante! O que salva o meu perfeccionismo, quando dá errado, é eu me adaptar rápido a uma nova situação!

    Adorei o assunto do post!

    beijos!

    vivi Becker

    http://maniadeguria.com

  • Ruiz

    Olá Garotas,

    A Shirley tocou em um assunto complicado: ser perfeccionista! Eu já me relacionei com uma pessoa assim, e é um pouco complicado… (Desculpe!!)

    Complicado, porque nem sempre tudo aquilo que a gente faz está bom… Sabe que vejo muitos casais brigando por conta disso. Aí a pessoa desanima e não faz nada para a outra, pois nunca nada está bom. Claro que eu estou exagerando um pouco, mas foi assim comigo. O relacioamento não deu certo.

    Não sou perfeccionista. Gosto de fazer as coisas certas na primeira vez, mas se eu encontrar um ou outro pequeno erro, sou capaz de pensar “está bom para quem é!” 🙂

    Beijos,

    Ruiz

    • Shirley Mello

      Ruiz,
      Vc disse tudo, num relacionamento é cruel. Quando as coisas não saem do meu jeito, corre…
      Preciso aceitar melhor os erros alheios, afinal, erro todos os dias.
      Bjs!

  • Gi Lizarda

    Oi, Shirley!

    Eu tb sou perfeccionista! Já sofri demais, sobretudo na época da faculdade quando ia fazer os trabalhos e queria matar meus colegas mais relaxados. Melhorei um pouco depois de me formar. Meu noivo tb é mais relaxado, então ele testa meus limites. rsrs O tempo ensina tudo, flôr. É com o tempo que a gente vai vendo que não adianta se estressar e se cobrar demais.

    Espero que vc e eu melhoremos sempre.

    Beijocas.

    • Shirley Mello

      Oi Gi,
      Nos estudos, sofri demais, as notas eram boas, mas carreguei os grupos nas costas.
      Não que eles não fizessem, o problema é que não faziam do meu jeitp…rs
      Bjs flor!

  • Betty Gaeta

    Oi Shirley,
    Na minha vida pessoal sou uma bagunceira, mas na profissional a coisa é outra, sou desgraçadamente perfeccionista e não consigo delegar tarefas, pois acho que ninguém vai fazer tão bem qdo eu. Acabo ficando sobrecarregada e muito cansada.
    Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    http://www.gosto-disto.com

    • Shirley Mello

      Então Betty,
      Na pessoal consigo ser mais chata, pq se fizer isso na profissional, acho q tenho um infarto.
      Até pq na profissional, não sou eu apenas, aí tentar fazer com q as pessoas pensem da mesma forma q vc, não dá, né?rs
      Bjs e uma ótima noite!

  • Kellen Turci

    Oi Shirley, Super válida a sua reflexão!
    Eu já fui muitooo perfeccionista. Ainda sou, mas procuro um equilibrio nisso, porque acabo me estressando muito.
    Na época que planejava o meu casamento, eu fiz questão de organizar TUDO sozinha. Só contratei uma uma cerimonialista pro dia. Fiz isso, pq se eu não estivesse no controle total, saberia que não sairia perfeito. Resultado: Fiquei exausta e nem consegui curtir tanto o planejamento.
    Mas precisamos saber que algumas coisas fogem do nosso controle. E que isso é natural!
    Tem que ter um equilíbrio, se não vc surta!! rsrs
    Beijos

    • Shirley Mello

      OLá Kellen,
      Eu imagino como deve ter sido. Sou assim em todos os eventos q organizo.
      Quando tudo dá certo, sai como planejei, no final estou acabada, e não curti nada.
      Bjs flor!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *