Cosméticos

Ovo: faz bem ou faz mal?

Quando se fala em consumir ovos, a primeira coisa que as pessoas questionam é o aumento do colesterol.

Pois bem, ovos NÃO aumentam o colesterol ruim LDL, pelo contrário, ele tem a capacidade de aumentar o HDL, o colesterol bom.

Esse mito já foi desvendado há muitos anos, desde que Harvard anunciou não haver evidências científicas para tal afirmação, e provou o contrário, que a  lecitina presente no ovo ajuda a reduzir a absorção de colesterol ruim. A gema contém triptofano e tirosina, aminoácidos com ação antioxidantes, que inclusive ajudam a prevenir doenças do coração e câncer. Rico em proteínas, vitaminas (vitamina B2, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12) e, minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro).

ovo

A colina presente na gema, atua na saúde do cérebro, melhorando o sistema cognitivo e a memória, o ovo também melhora a ansiedade e depressão. Contém selênio que previne o envelhecimento precoce.  Auxilia na diminuição da gordura corporal e aumento da massa magra. Indicado para pessoas diabéticas por diminuir níveis de insulina, ou seja, previne e trata diabetes melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.

Devido ao seu perfil nutricional, o ovo deve fazer parte da alimentação saudável, com exceção daqueles que apresentam alguma alergia ou intolerância.  A melhor opção para consumo é o ovo caipira, porém se não for possível, é recomendado consumir o branco comum, pois melhor comer o branco do que não comer ovos.

É  importante considerar o modo de preparo dos ovos, já que muitas pessoas preferem o ovo frito.  O processo de fritura torna o óleo fonte de gordura saturada, extremamente prejudicial à saúde. Portanto, os ovos podem ser utilizados em outras diversas formas, como: cozidos, mexidos, pochê, omeletes, ao forno e incorporados em diversas receitas culinárias (que não sejam fritas), que irão ser benéficos à sua saúde!

heloisa_scattini_nutricionista-avatar

 

 

Você costuma consumir ovos no dia-a-dia? Qual o modo de preparo que você prefere? Conta pra gente!

Redes sociais do blog:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Pinterest

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

3 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *