Moda & Estilo

Ray-ban: A História dos Óculos Aviador

Queridinho de celebridades, estrelas do rock e fashionistas, os óculos escuros estilo aviador têm uma das armações mais icônicas do mundo. Esse clássico, ganhou centenas de releituras com o passar dos anos e permanece atemporal.

Que tal saber um pouco sobre origem desse modelo? Vem comigo!

Tecnologia Militar

O modelo foi lançado em meados de 1936, após mais de dez anos de pesquisas pela Bausch & Lomb, empresa novaiorquina conhecida por produzir lentes de qualidade.

Isso à partir da necessidade de proteger os olhos dos integrantes da força aérea americana, que vinham sofrendo grande exposição aos raios solares durante as missões aéreas.

A ideia era criar um par de óculos que cobrisse totalmente os olhos dos pilotos, eliminando os clarões e pontos cegos aos quais eles eram submetidos ao comandar caças e helicópteros.

Chegada ao mercado

O modelo de óculos aviador começou a ser comercializado para o público em 1938. Originalmente sendo vendidos como produtos esportivos, porém já tinha todos os elementos para que se tornasse um clássico: as lentes em forma de gota, a armação de metal, somado a hastes finas e muito resistentes.

Mas foi no decorrer da década de 50, que os óculos aviador entraram para o radar da moda cool pela influência de astros da cultura pop e também da música. O ator Marlon Brando foi um dos maiores influenciadores do modelo, que junto com a camiseta branca, jaqueta de couro e jeans, viraram o combo mais clássico de todos os tempos.

O design os óculos estilo aviador tornou-se popular graças ao general Douglas MacArthur, em 1944, quando, durante a Segunda Guerra Mundial, foi fotografado usando o modelo na Filipinas, as imagens estamparam os jornais, e a logo a peça se transformou em acessório indispensável.

 Bettmann/Getty Images

Nos anos 1980

Os óculos Ray-Ban passaram por um revival graças ao filme Top Gun – Ases Indomáveis, onde o jovem fuzileiro naval Pete “Maverick” Mitchel (Tom Cruise) entra na escola Top Gun com o sonho de se tornar um piloto de caça. Numa rivalidade com Iceman (Val Kilmer) ele se envolve com Charlie Blackwood (Kelly McGillis). O filme é um clássico e o personagem de Tom Cruise imortalizou a peça.

Não é segredo que até os dias atuais, os óculos aviador são peça-chave no vestuário de inúmeras celebridades e fashionistas. Dá uma olhada nessa galera que não dispensa o mood descolado desses óculos:

Veja também:  Na moda com a Cambos

Pra mim a única notícia não tão boa é que esse não é um modelo de óculos favorável a quem tem as bochechas proeminentes (meu caso!), visto que ele fica levantando quando a gente fala ou sorri, por exemplo.

Mas eu acho lindo e fico namorando esse modelo, todas as vezes que passo pelas vitrines das óticas.

E você já tem um Ray-ban Aviador pra chamar de seu?

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

2 Comentários

  • Barbara Duarte

    Adorei o post!

    Eu sempre achei o aviador um óculos cool mas sempre tive uma certa resistência em usá-lo, porém acho que vou dar uma chance e meu próximo óculos escuro será um deste, na cor mais ou menos daquele que a Jennifer Aniston está usando na foto 😉

    Bjs

    • Paula Souza

      Oi Barbara,
      Se vc não tem a questão das bochechas “gordinhas” como eu, acho que vale super a pena sim. Vai ficar lindo! Se postar me marca que tô curiosa pra ver 😛
      Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *