Cosméticos

Rotina diária de cuidado das axilas

Quase toda mulher investe tempo e cuidado em rituais de beleza: depilação, hidratação da pele, cuidados com o cabelo, além dos cremes para o rosto, corpo e pés. Mas, e as axilas?

Para ter axilas bem cuidadas, clarinhas e lisinhas, é necessário fazer mais do que escolher entre um desodorante roll on ou aerosol. Essa área do corpo, que costuma passar batida na nossa lista de cuidados, também precisa de atenção: no inverno a pele pode ficar ressecada e há o risco do aumento de um cheiro forte por causa do excesso de roupa. E no verão, há o aumento da sudorese e o escurecimento da pele, causado pela combinação de produtos e exposição solar. 

Quer saber como cuidar direitinho das suas axilas e deixá-las, sem manchas, pelos encravados e ressecamento? Veja as nossas dicas abaixo:

Como manter as axilas saudáveis?

Quer continuar vestindo regatas e vestidos de alcinha, sem medo de ser feliz? Incorpore esses cuidados especiais com as axilas ao seu ritual de beleza: 

  1. Cheirinho bom

Pode parecer simples, mas lavar a região com água e sabonete, usar produtos adequados, não usar tecidos sintéticos e tomar as precauções certas pode fazer maravilhas.

Por isso, se você sofre com aquele odor desagradável na axila, pode usar sabonetes ou outros produtos antissépticos para combater as causas do cheiro ruim. 

  • Hidrate, hidrate, hidrate

As axilas estão em uma região de dobra e, na maior parte do tempo, estão cobertas por roupas – e por consequência mais protegidas contra os efeitos do sol. Por outro lado, elas também estão em contato direto com os componentes dos desodorantes e antitranspirantes, o que pode causar a irritação ou ressecamento da pele. Com isso, a região pode ficar com manchas brancas, além do aspecto ressecado e áspero.

Para deixar as axilas com um aspecto sedoso, você não precisa gastar muito. Basta usar um hidratante corporal da sua preferência e, sempre que possível, evite desodorantes ou cremes com álcool na fórmula. 

  • Antes de depilar
Veja também:  Para os Incrédulos, uma reflexão!

Para evitar que o seu pelo encrave, esfolie levemente as axilas até três dias antes da depilação. Se você usa cera, lembre-se sempre de limpar as axilas com antissépticos, pois eles facilitam a aderência da cera e removem o desodorante.

  • Cuidado com a foliculite

A foliculite, que nada mais é do que bolinhas inflamadas causadas por pelos encravados – é uma enfermidade que exige o devido tratamento, geralmente com cremes antibióticos e anti-inflamatórios.

Se você tem propensão, a cera e a lâmina podem agravar o problema. Nesse caso, vale a pena realizar sessões de depilação à laser para eliminar o pelo sem agredir a pele e formar as bolinhas.

  • Depois de depilar

Após a depilação, evite usar roupas muito apertadas e passar produtos, pois a pele está bastante sensível e mais facilmente irritável. Caso use cera, não exponha a pele ao sol por, pelo menos, 48 horas. Se não for possível evitar, use protetor solar para evitar o aparecimento de manchas.

  • Na hora do banho

Dê preferência aos sabonetes antissépticos e esponjas macias para não agredir a pele, devido a sua alta sensibilidade. Esfregue suavemente. Seque bem a área com uma toalha para evitar a umidade no local.

Usar desodorante Roll on ou aerosol?

O desodorante no formato aerosol é melhor absorvido pela pele e é mais indicado para homens, devido aos pêlos na região. Já o roll-on, costuma ser o preferido entre as mulheres pela praticidade. Veja os prós e contras:

  • O aerossol não irrita a pele e seca rapidamente, porém sua proteção dura menos tempo e não se fixa em toda a região da axila;
  • O roll on dura de 8 a 12 horas e possui propriedades hidratantes, porém demora mais tempo a secas e tem maior chance de manchas.

Desodorante ou antitranspirante?

Você sabia que desodorante e antitranspirante são produtos diferentes?

  • O desodorante tem elementos antibacterianos que ajudam a matar e impedir o desenvolvimento de bactérias e fungos causadores de mau odor.
  • Já o antitranspirante simplesmente bloqueia a transpiração.

Se você costuma suar demais e quer evitar situações constrangedora, prefira o antitranspirante. No entanto, caso você compre apenas um desodorante, o produto nem será controlará a transpiração.

Ainda está em dúvida sobre qual usar? Clique aqui.

Como cuidar das manchas?

Veja também:  O que causa cabelos brancos?

Algumas pessoas apresentam pré-disposição genética para desenvolver manchas escuras na pele. No entanto, a irritação da pele causada pela depilação também pode causar o aparecimento de manchas escurecidas embaixo dos braços.

A boa notícia é que você não precisa deixar de se depilar. Para isso, basta seguir algumas recomendações dos profissionais:

  • Beba bastante líquido para manter a pele hidratada;
  • Evite a combinação de produtos químicos + exposição solar prolongada na região;
  • Use desodorantes livres de álcool e alumínio;
  • Após a depilação, utilize produtos calmantes para evitar a inflamação da pelo, como hidratantes ou pomadas com corticoides – para saber mais sobre cosméticos no Brasil.
  • Cuidados diários simples como esses podem transformar sua relação com suas axilas. Porém, em caso de problemas persistentes, não esqueça de buscar um médico, que pode recomendar o tratamento adequado para clarear as axilas ou produtos adequados em caso de problemas de sudorese, manchas e outros problemas.

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *