Cosméticos

Sopas Detox

O processo de destoxificação através da dieta, visa eliminar as toxinas do organismo, principalmente as substâncias tóxicas que são dificilmente eliminadas nas células de gordura. Os principais órgãos responsáveis por este processo são: fígado e intestino.

A dieta detox auxilia neste processo quando alimentos possivelmente alergênicos são restritos e alimentos promotores da destoxificação são incluídos. Ela deve ser utilizada por um determinado período: 6, 15 ou 21 dias, para que se obtenha os benéficos e não somente em uma única refeição ou um único dia.

No período de destoxificação, alguns alimentos não devem ser consumidos, tais como: açúcar, farinha branca, industrializados, álcool, refrigerantes, gelatinas, sucos prontos, adoçantes, leite, queijo, iogurtes, carne vermelha, soja, glúten.

A dieta é sempre separada por períodos “A” (contendo frutas, legumes e verduras orgânicas) e grupo “B”, (contendo arroz cateto, castanhas, e azeite). Alguns alimentos promotores da eliminação de toxinas são: couve, agrião, aipo, brócolis, couve flor, pepino, gengibre, açafrão, limão, abacaxi, abacate e chás.

As sopas são muito utilizadas pois nela podem ser incluídos alimentos promotores, e juntamente com a água, este processo de eliminação de toxinas é otimizado.

É importante lembrar que no processo de destoxificação a individualidade deve ser respeitada e por isso a dieta deve ser acompanhada por um nutricionista. O processo de detox feito sem orientação pode trazer prejuízos à saúde, como a translocação de toxinas do tecido adiposo para o sistema nervoso provocando sintomas como irritabilidade ou simplesmente ocasionando o efeito contrário: sobrecarregando o fígado.

Abóbora com gengibre

Ingredientes:

• 1 col. (sopa) de azeite extravirgem
• 1 cebola média, picada
• 4 xíc. (chá) de abóbora sem casca, em pedaços
• 1 col. (café) de raspas de gengibre
• Sal a gosto
• 1 litro de água
• 1 pitada de orégano
• Salsinha picada a gosto

Modo de fazer: Aqueça o azeite, refogue a cebola e, em seguida, a abóbora. Junte o gengibre, sal e a água. Cozinhe até desmanchar. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte aquecer com o orégano e sirva com a salsinha.

Veja também:  [Resenha] Garnier Body Nutri Intensivo 7 dias

Sopa de agrião depurativa

Ingredientes:

• 1 cebola
• 1 cenoura picada
• 1 maço pequeno de agrião picado com caule

Modo de Fazer: Refogue a cebola e a cenoura em um pouco de água. Adicione o restante da água e o agrião picado. Tampe e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Bata tudo no liquidificador.

Para ter algo para mastigar, você pode adicionar pedacinhos de brócolis cozido na sopa. A melhor forma de preparo seria no vapor por 3 minutos. Quando passa de 5 minutos no vapor seus efeitos terapêuticos e nutricionais podem ficar comprometidos.

heloisa_scattini_nutricionista-avatar

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *