Variedades

TPM – Tempo para Meditação

Por Ruiz

Será que a TPM é pior para as mulheres ou para os homens? Bem, vamos à visão masculina desse fenômeno hormonal que aterroriza a vários de nós.

É conhecido o efeito devastador da TPM na vida das pessoas. As mulheres sofrem bastante, pois quase sempre ela vem acompanhada de diversos desconfortos físicos, como cólicas, enjôos, dores de cabeça… Tão sérios que até existe lei que permite a mulher ficar um dia em casa em casos crônicos de TPM.

Agora, convenhamos… TPM é um negócio chato pra burro! As mulheres quase sempre cobram de nós homens que a gente ‘adivinhe’ que elas estão nessa fase horrenda.

Somos muitas vezes maltratados, mas algumas vezes as mocinhas procuram em nós uma solução que não temos. Eu ouvia muito coisas do tipo “Faz alguma coisa pra isso passar”, “Vai ficar aí parado enquanto eu estou aqui morrendo?” ou ainda “Você não me ama… buáááá”.

Acho que uma das coisas mais legais que pode existir num relacionamento é o diálogo. Acho que vale o casal combinar que devemos ser claros e explícitos quando a parceira está nessa fase difícil. Desse modo, não vamos entender errado qualquer atitude aparentemente inadequada. E podemos nos preparar melhor para lidar com a situação.

Alguns posts atrás, falei sobre sermos ou não detalhistas. Alguns de nós são absolutamente incapazes de perceber essas coisas (eu sou um deles!). Por isso, o diálogo é a solução! Mas não adianta dialogar durante a TPM… tem que ser com serenidade, de modo construtivo e sem a intervenção hormonal das mulheres.

Sei que soa meio machista, mas eu tive a oportunidade de ter várias chefes mulheres. Lembro das moças do departamento falando “Xi… a chefe está indo ao banheiro com a bolsinha azul”. E podia ter certeza que vários xingamentos e insultos partiam dela nesses dias. A gente aprendeu com a ‘bolsinha azul’ que não devíamos levar para o pessoal e fazer o convívio um pouco mais harmônico. E as coisas funcionavam bem.

Veja também:  Redução sim! Restrição não!

Por que não tentar a estratégia da ‘bolsinha azul’? Não é vergonha alguma… afinal, todas as mulheres passam por isso, não?

Beijos,

El Ruiz

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

0 comentários

  • Barbara

    Gente amei esse poste!!!!!!!
    Eu sofro muito com a TPM e sempre estou com meu namoarado
    tadinho fico com dó dele nessa minha fase… mas ele ja até sab
    qndo eu começo a chora por bobeira e outras coisinhas mais ele ja até sab e da um desconto…
    Mas é ruin né no final os dois sofrem com isso !
    Bom mas o melhor eh tentar lidar com essa situação da melhor maneira, ja fico feliz por ele
    me entender =))
    BJsssssss

  • Sissi

    Ruiz,

    Não existe nada mais irritante de ser “desqualificada” pq estou (ou, às vezes, só pq acham que estou!) de TPM.

    É claro que eu fico mais sensível e menos paciente, mas costumo dizer que não fico esquizofrênica. Ou seja, não é pq talvez as reações sejam um pouco mais, hmmmm, enfáticas (gostou do eufemismo?) que elas perdem valor. E principalmente homens têm tendência a achar isso.

    Bjocas.

  • Ruiz

    Olá…

    É, parece que esse é um tema polêmico…

    Concordo com todas vocês! Mas vocês não acham que ‘nem todo dia é dia santo’? Já pensou se a moça tem um dia de TPM e o moço tem um dia infernal no trabalho? É a fórmula perfeita pra uma tragédia.

    Assim como a gente fala “Ó, tô com a maior dor de cabeça”, deveríamos falar “Ó, tô com TPM hoje… Give me a break!” 🙂 Não sou menina, então não sei se isso é muito constrangedor de dizer. Eu não teria problema.

    Como disse a Camila, talvez dar patadas nos outros e ter que sair pedindo desculpas talvez seja ainda mais chato que admitir que está ‘naqueles dias’!!

    A Isadora falou sobre fazer as coisas que gosta… se você combinar com a sua companhia, não fica tudo mais simples? Não é muito raro eu ter um dia péssimo na empresa e querer ficar em casa. Eu falava pra minha então companheira: “Tive um dia de cão, e tudo que eu quero é um banho quente e a minha cama”. Tudo se resolve!

    E a Shirley resumiu bem: “Não tenho paciência comigo e nem com quem tá de TPM”. Já pensou se a mulherada da área resolve entrar todas nessa fase ao mesmo tempo? Me avisem se isso acontecer, quero estar por perto pra ver a pancadaria! (Brincadeira, viu?!)

    Aliás, eu vi na TV algo dizendo que em um ambiente com muitas mulheres, ela começam com o tempo a menstruar na mesma época. Repararam nisso? Parece ser verdade, pelo menos aqui no trabalho. Disse o programa de TV que é porque as fêmeas precisam estar prontas para o acasalamento na mesma época, pra não ter vantagens ou desvantagens na reprodução. Sei não…

    Beijos!!!

    Ruiz (Who is?)

  • Camila

    É tudo questão de bom senso, o que nós mulheres podemos fazer é nos policiar em relação a mudança brusca de humor que acontece mesmo e encontrar maneiras de descarregar essa tensão que encarna na gente.

    O problema é quando passa a tpm e você tem ficar pedindo desculpas pra todas as pessoas que foram agredidas verbalmente durante esse duro processo rss.

    Mas os homens tem ver isso de uma outra maneira, é como se você estivesse com problemas no trabalho, financeiros ou familiares…seu humor não vai mudar? E mais, todo mundo já teve um dia ruim daqueles em que tudo parece uma conspiração contra você.

  • Shirley

    Como assim Ruiz?????
    A gente muda, fazemos tudo isso mesmo????? rsrsrs
    Os homens acham difícil lidar com isso?
    Nós mulheres a suportamos todos os meses….
    Pior?!!! Mesmo passando por isso, não tenho paciência comigo e muito menos com mulheres nesta fase.
    Bjs…

  • Paula Freitas

    Ruiz,

    Aqui vão outros significados para TPM, além de ‘Treinadas para Matar’ da Isa… rs

    Tocou Perguntou Morreu
    Tente no Próximo Mês
    Tendência a Pontapés e Murros

    É preciso mesmo ter muita paciência conosco neste período, tem vezes que nem a gente se aguenta!

    Bjux

  • Isadora Oliveira

    Ruiz,

    Tem que dar dicas para os homens.

    No fundo vocês já sabem quando se aproxima o dia da TPM ( treinadas para matar).

    E só ser paciente, ir naqueles lugares que nós adoramos, ficar em casa vendo um filme, trazer café da manhã na cama, ou simplemente fazer companhia calado KKK

    Bjos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *