Cabelos,  Maquiagem

Bate-papo sobre Visagismo com Jaílson Melo

Fui convidada para cobrir o Simpósio de Visagismo na Beauty Fair 2016 que terá como curador responsável, o visagista Jaílson Melo e de cara fiquei super curiosa pra conhecer mais sobre ele e sua profissão, e como não poderia perder a oportunidade, aproveitei para entrevistá-lo. Confira abaixo:

1_Simposio_de_Visagismo_Banner_BF2016

TodaBeleza:  Primeiramente o que é visagismo?
Jaílson Melo: Visagismo é a arte de criar uma identidade visual, que revela em forma imagética, as qualidades interiores de uma pessoa através da análise das características físicas e comportamentais, utilizando-se  dos recursos técnicos da consultoria de imagem e estilo pessoal, entre outros recursos estéticos.

TodaBeleza: Como você começou sua carreira e o que te levou a seguir por esse caminho?
Jaílson Melo: Trabalhei em um salão, na época muito famoso pelas transformações de beleza na TV, no qual o slogan – beleza é a força da vida – tornou-se um atrativo, fazendo com que os clientes buscassem através de sua imagem pessoal, a solução para seus problemas de ordem emocional. Na época, eu era estudante de psicologia e percebi que minha cadeira de cabeleireiro parecia um divã. Uma forte ligação entre estar psicologicamente bem, e enxergar-se esteticamente bem, parecia ser o desejo maior das minhas clientes.
Logo um forte sentimento me acometeu chamando minha atenção. Percebi que meu trabalho não era só o de lidar com a aparência das pessoas, mas sim, correlacionar a existência entre a autoestima e bem-estar. Entendi que a busca incessante pelo ideal do corpo perfeito funciona como marcador do estilo pessoal.
Nesse contexto, no exercício da minha atividade, busquei meu desenvolvimento profissional baseado na ética técnica e no método de criação através de procedimentos de embelezamento.
Meu interesse em estudar visagismo, deve-se primeiramente, ao fato da minha percepção em que a imagem humana é um comunicador extremamente rico.
O visagismo me abriu um leque de opções e com isso, fui ganhando espaço, um mundo de alternativas se abriu.jailson-melo-visagismo-todabeleza

TodaBeleza: O que é possível mudar numa pessoa através do visagismo?
Jaílson Melo: As atividades de um visagista têm exigências múltiplas de análise do cliente, em sua estrutura física, anatomia craniofacial e corporal, e sobretudo a percepção do comportamento.
A análise acontece desde o momento em que o cliente chega para ser atendido.
Entender quem está sentado na cadeira, como é seu dia a dia, sua profissão, seus desejos e anseios, ajuda o visagista a adequar a imagem pessoal, revelando em seu cliente, sua melhor versão.
O visagismo é transformador, só quem já passou por uma consultoria visagista sabe disso!

Veja também:  [Resenha] Dove Vitality Rejuvenated

TodaBeleza: Como escolher um bom visagista?
Jaílson Melo: Faça uma seleção, usando critérios como experiência profissional e cursos de qualificação, e marque uma visita para conhecer o espaço e o profissional que irá atender.
Nesse primeiro contato é importante definir o que você espera do profissional e quais suas expectativas em relação ao processo de adequação de sua imagem. Verifique se o atendimento gera em você autoconfiança e segurança por parte do visagista e da equipe.

TodaBeleza: O que você espera do Simpósio na Beauty Fair?
Jaílson Melo: Acredito que o Simpósio marca uma nova era no mercado da beleza, em particular no mercado visagista. As palestras foram focadas visando esclarecer as necessidades de ampliar os conhecimentos em visagismo e aumentar o trabalho de interdisciplinaridade.
Busquei reunir cabeleireiros, visagistas e consultores de imagem, numa interação onde serão estimulados a pensar nos processos de personalização da imagem, desde os pilares do visagismo que prega a máxima, estar bem e sentir-se bem.
A criação imagética será tratada a partir da leitura facial, passando pelos processos investigativos da coloração pessoal e medidas corpóreas para adequação da vestimenta e acessórios. Também será tema, o quanto a marca pessoal e a identidade do estabelecimento fala de você.
Um talk-show será intermediado com profissionais renomados, esclarecendo sobre os processos de construção da imagem. E para fechar com chave de ouro, um dos maiores visagistas de todos os tempos, Claude Juillard, apresentará como o método visagista, constrói através do conjunto – formas e cores- uma alquimia especial e cria ideias aonde tais recursos estão sem dúvida na base da beleza.

Não podia deixar passar meu momento tiete e olha eu e ele aqui na fotinho pra registrar o momento <3

paula-freitas-jailson-melo-visagismo

Com mais de 15 anos de profissão, Jaílson Melo atua como professor universitário na Universidade Anhembi Morumbi – Laureate Internacional Universities nos cursos de Graduação em Visagismo e Terapia Capilar, Estética e Cosmética em Maquiagem Profissional e também no curso de Pós Graduação em Visagismo e Construção da Imagem.

Se você é profissional de consultoria de estilo, maquiador e área afins e ficou interessado em aprimorar seus conhecimentos, vou deixar aqui todas as formas de contato com ele. Pega a dica!

Veja também:  Cabelos Inverno 2014

Site: Evoluo Visagismo
E-mail: [email protected]
[email protected]
Celular: (11) 98815-9414

facebook.com/jailson.melo.10
instagram.com/jailson.melo.10

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *