Cosméticos

Activia – Sexo, Humor e Concentração!

No último dia 08 de abril o blog foi convidado para assistir a mesa redonda “Intestino fora do ritmo, a nova dor de cabeça feminina” da Activia. Foi um papo super divertido com psicólogos, médicos e com a mediadora da conversa a jornalista Rosana Jatobá.

A primeira questão levantada foi que 67% das mulheres entrevistadas em uma pesquisa realizada pela SIM Brasil (saúde intestinal da mulher) sofrem algum tipo de problema intestinal como gases, inchaço, sensação de peso e prisão de ventre. Esse estudo também chegou a conclusão que a mulher contemporânea  (trabalha fora e ainda cuida da casa e dos filhos), ou seja aquelas que tem diversas atividades são as que mais sofrem com o intestino, devido o stress e pressão do dia a dia.

Muitas acreditam que ter dificuldade de ir ao banheiro é normal, mas não é. E quando isso acontece é necessário, antes de mais nada mudar os hábitos como alimentação, fazer caminhadas e tomar muita água. Não resolvendo é preciso procurar um médico e falar realmente sobre o problema, isso também foi umas das questões levantadas no bate papo, muitas de nós temos receio de falar sobre esse assunto ou seja não conseguir fazer coco ainda é um tabu que precisa ser enfrentado com mais naturalidade.

WP_20150408_014Sexo, Humor e Concentração

Dentro das entrevistas do estudo,

–  79% das mulheres alegaram ter a vida sexual impactada quando estão fora do ritmo;

– 80% declaram ter dificuldade de manter o foco nas atividades do dia a dia por causa dos problemas intestinais;

– 8 em cada 10 mulheres declaram alterações no humor;

As mulheres que alegam sentir-se afetadas na vida sexual, relatam que tem receio de interromper o sexo quando sentem os distúrbios digestivos ou mesmo sentem a diminuição do desejo sexual. Há também o medo de soltar gases durante o sexo, o que causa tensão e desconforto.

Sobre o sexo, a psicóloga terapeuta de casais, Pamela Magalhães, explica que a situação é bastante comum entre as mulheres e afirma: “- Ainda, que a mulher precisa lidar com dois tabus ao mesmo tempo. “Lutamos muito para conseguir conversar sobre sexo, mas ainda assim temos que nos preocupar com o momento certo para falar sobre o assunto. Dificilmente, a mulher pode revelar no primeiro encontro as suas preferências sexuais. Ainda há um machismo enraizado e o mesmo acontece quando a questão é falar sobre o intestino. Não dá para dizer que está constipada, pelo contrário, antes de tudo é preciso sentir se o ambiente é aberto para a conversa e, se o outro vai suportar e encarar o tema numa boa”, comentou.

Veja também:  FIT me! Nova linha de maquiagem Maybelline NY

Pamela destacou que para ter uma vida sexual saudável é necessário ” estar “inteira” e acreditar em si no momento do sexo. As mulheres têm que estar bem com elas mesmas para que consigam ter uma boa performance. E, para a terapeuta, isso não tem relação com ter um corpo considerado atraente para o parceiro. A mulher precisa estar com a autoestima em alta e feliz com ela mesma.

Para finalizar o papo, foram dados algumas dicas para manter o bom funcionamento intestinal como:

– Exercícios físicos;

– Beber 2 litros de água por dia;

– Alimentação saudável, entre ela muitas fibras;

-Ingestão de alimentos com probióticos, “as bactérias do bem”, que auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal, estimulam o crescimento de micro-organismos benéficos com consequente melhoria da saúde do organismo.

Os tipos mais comuns de probióticos são os lactobacilos e as bifidobactérias, comumente encontrados em iogurtes e leites fermentados enriquecidos com eles.

Lembrando que a ingestão dos probióticos são  apenas auxiliares no funcionamento do intestino e que só funcionam quando se tem uma ingestão diária, eles não funcionam como laxantes.

Eu e a simpática Rosana Jatobá

WP_20150408_017

E aí, gostaram? Vocês sabiam que o mau funcionamento do intestino afeta tanto no nosso bem estar? Comentem aqui com a gente!

Beijos/ Jéssica Valentim

 

 

 

 

 

 

 

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *